A empresa que deja ser OEA terá que preencher o QAA (questionário de auto avaliação) e elaborar o MAPA DE RISCOS de suas atividades e relações. É uma tarefa complexa, porque para cada item deve haver documentos que evidenciem os procedimentos adotados e, evidentemente, o QAA e o MAPA DE RISCOS devem refletir a realidade da empresa.
O QAA é composto por 3 blocos, sendo que o primeiro deles traz Informações Gerais sobre a empresa; o segundo bloco trata de critérios de Elegibilidade; e o terceiro é um bloco específico que será preenchido conforme a modalidade de certificação (segurança ou conformidade).
Preenchido esse questionário, a empresa também deve apresentar o seu gerenciamento de Riscos Aduaneiros por meio de um Mapa, utilizando como diretriz a ISSO 31.000.
A empresa também deverá contar com treinamentos específicos voltados para a conscientizaçaõ de ameaças e conhecimento da Certificação OEA.
Preenchidos/elaborads esses dois documentos, a empresa então poderá protocolar seu requerimento de certificação perante a RFB.